EVOLUÇÃO FUNCIONAL (CURSOS)


EVOLUÇÃO FUNCIONAL
PORTARIAS, CURSOS HOMOLOGADOS E TABELAS DE TÍTULOS

Obs: em caso de dúvidas sobre pontuação e cálculo de pontos, entre em contato pelo e-mail re.cocato@gmail.com


CURSOS PARA EVOLUÇÃO - NAS ONDAS DO RÁDIO - D.O. DE 16/05/2015

PÁGINA 47 - CLIQUE AQUI

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EM BREVE - CURSO - DRE PENHA: IMIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO: PENSANDO A PRESENÇA BOLIVIANA EM SÃO PAULO
Inscrição pelo site: http://etnicorracial.blogspot.com.br/

CURSO PARA EVOLUÇÃO - COMUNICADO Nº 648,DE 30 DE ABRIL DE 2015. 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Divisão de Orientação Técnica de Ensino Fundamental e Médio COMUNICA a realização do Curso Optativo: “DIMENSÕES SOCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA” JUSTIFICATIVA: O Programa Mais Educação São Paulo prevê a reorientação curricular na educação básica do Município, de forma a possibilitar que o processo de aprendizagem garanta a todos os estudantes o seu direito de aprender. Nessa perspectiva o curso propõe tratar das dimensões sociais do ensino de Matemática a partir do pressuposto metodológico que articula a construção do conhecimento em diferentes realidades considerando-se a investigação de componentes do mundo e da experiência dos alunos na sua relação com o conhecimento matemático com ênfase na análise de dimensões sociais implicadas nesse processo, procurando articulá-las com dimensões didáticas e cognitivas. O Curso Optativo “Dimensões Sociais do Ensino de Matemática” foi idealizado a partir do desenvolvimento do projeto Dimensões sociais do ensino de matemática e reorganização curricular na educação básica do Programa Observatório da Educação OBEDUC - Edital 049/2012/CAPES/INEP. OBJETIVOS: - Discutir critérios de análise de materiais didáticos de Matemática; - Analisar diversos materiais didáticos de Matemática; - Selecionar situações problema e planejar sequências de atividades para a realização de oficinas nas aulas de Matemática; - Refletir sobre processos interativos e sobre a argumenta- ção dos alunos na resolução de situações problema. 

CONTEÚDOS: - Definição de critérios para análise de materiais didáticos; - Análise de materiais didáticos de Matemática; - Interação e comunicação nas aulas de Matemática; - Argumentação e negociação de significados na resolução de situações-problema. METODOLOGIA: Discussão coletiva de critérios de análise de materiais didáticos de matemática; vivência de uma oficina visando a observação, o acompanhamento e análise da media- ção e interação entre professor e alunos e da argumentação destes em situação de resolução de problemas matemáticos. PÚBLICO ALVO: Professores de Ensino Fundamental II e Médio de Matemática das EMEFs : Olegário Mariano (DRE Capela do Socorro), Celso Leite Ribeiro (DRE Ipiranga), Benedito Calixto (DRE Itaquera), Amadeu Amaral (DRE Penha), Laerte Ramos (DRE Santo Amaro), Felício Pagliuso (DRE São Mateus), integrantes das DOTs-P responsáveis pelo Projeto OBEDUC 2015 nas DRES Capela do Socorro, Ipiranga, Itaquera, Penha, Santo Amaro e São Mateus. Observação: Havendo vagas remanescentes poderão inscrever-se Coordenadores Pedagógicos que acompanham o ciclo autoral nas escolas relacionadas acima, Professores de Ensino Fundamental II e Médio de Matemática de todas as DREs, 1 (um) integrante de DOT-P das demais Diretorias Regionais de Educação responsável pela formação continuada de professores que lecionam Matemática. 

CRONOGRAMA: LOCAL: Polo Sul: EMEFM Prof. Linneu Prestes. Av. Adolfo Pinheiro, 511 - Santo Amaro. Polo Leste: Auditório da DRE Penha – Rua Apucarana, 215 – Tatuapé HORÁRIOS: Polo Sul e Polo Leste: 19h15min às 22h15min. DATAS: Polo Sul: 29/05; 05/06; 19/06 e 26/06/15. Polo Leste: 13/05, 27/05, 10/06, 24/06/15. CARGA HORÁRIA: 12 horas. VAGAS: 44 vagas por turma. INSCRIÇÕES: até o dia 11/05/15, através dos links: Polo Sul: https://docs.google.com/forms/d/1rHOHLWC58ubAXhNxE67iWJN6rJjp4rkZwUxCfLFgq0/viewform?usp=send_form Polo Leste: https://docs.google.com/forms/d/1u8No8DfNpWdciCkizRYRhepZLs7ob5RFA8433Hp21Q/viewform?usp=send_form 

AVALIAÇÃO: Baseada na frequência e na produção de registro reflexivo. O resultado será expresso pelos conceitos “NS” para Não Satisfatório e “S” para Satisfatório. A frequência mínima será de 100%. CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento) e produzirem um registro reflexivo contendo uma análise da contribuição do curso para a sua formação. REGÊNCIA: Polo Sul: Neide Antonia Pessoa dos Santos - RF 624.505.6 Polo Leste: Wanusa Rodrigues Ramos - RF 744.427.3 OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário de trabalho. Contatos através dos telefones 3397-9152(DOT-P Penha) 3397-9270(DOT-P Santo Amaro),3397-6775 (DOT-P São Matheus) ÁREA PROMOTORA : Coordenação: SME/DOT Ensino Fundamental e Médio - Diretora Fátima Aparecida Antonio RF 576.694.0


CURSOS PARA EVOLUÇÃO - DIÁRIO OFICIAL 25/04/2015





CURSO: Saberes que se vivenciam: desconstruindo a inferioridade intelectual de africanos e seus descendentes - SME/ NEER/ DRE Itaquera - INSCRIÇÃO



CURSOS HOMOLOGADOS - APROFEM 2015 - CLIQUE AQUI

Cursos SEDIN 2015 - Homologados

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO Nº 031, DE 06 DE ABRIL DE 2015.
CURSO EAD: CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS: PENSAR E AGIR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PERÍODO:
Turmas:
1 – 05/08 a 15/08/2015;
2 – 19/08 a 29/08/2015.
CARGA HORÁRIA: 20 horas, sendo dezesseis (16) horas não presenciais e quatro (4) horas presenciais.
PÚBLICO ALVO: PEI- Professor de Educação Infantil; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; ADI – Auxiliar de Desenvolvimento Infantil; ATE – Auxiliar Técnico de Educação; Agente Escolar; Agente de Apoio; Coordenador Pedagógico; Diretor de Escola; Assistente dede Diretor de Escola que prestam serviços na Educação Infantil filiados ao SEDIN.
Nº DE VAGAS: 200 vagas por turma.
CERTIFICAÇÃO: Serão certificados os participantes aprovados na ação de formação que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento satisfatório nas atividades online e presencial.
*Bibliografia complementar contendo diversas fontes de consulta relacionadas ao tema proposto.
ÁREA PROMOTORA: SEDIN – Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta E Autárquica do Município de São Paulo
DESPACHO: À vista do contido no inciso II do Art. 12 da Portaria SME nº 4.289/14, após análise da proposta do curso, considero HOMOLOGADO.


DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO Nº 032, DE 06 DE ABRIL DE 2015.
CURSO EAD: EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO E CURRÍCULO: APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS E SUPERANDO PRECONCEITOS.
PERÍODO:
Turmas:
1 – 02/09 a 12/09/2015;
2 – 16/09 a 26/09/2015.
CARGA HORÁRIA: 20 horas, sendo dezesseis (16) horas não presenciais e quatro (4) horas presenciais.
PÚBLICO ALVO: PEI- Professor de Educação Infantil; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; ADI – Auxiliar de Desenvolvimento Infantil; ATE – Auxiliar Técnico de Educação; Agente Escolar; Agente de Apoio; Coordenador Pedagógico; Diretor de Escola; Assistente dede Diretor de Escola que prestam serviços na Educação Infantil filiados ao SEDIN.
Nº DE VAGAS: 200 vagas por turma.
CERTIFICAÇÃO: Serão certificados os participantes aprovados na ação de formação que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento satisfatório nas atividades online e presencial.
*Bibliografia complementar contendo diversas fontes de consulta relacionadas ao tema proposto.
ÁREA PROMOTORA: SEDIN – Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta E Autárquica do Município de São Paulo DESPACHO: À vista do contido no inciso II do Art. 12 da Portaria SME nº 4.289/14, após análise da proposta do curso, consideroHOMOLOGADO.
 DOC de 07/04/2015 pag. 29


SINPEEM promove curso gratuito de extensão universitária 
sobre inclusão; inscrições no site, a partir das 10h do dia 22/04

        Em parceria com a Escola Paulista de Educação, Filosofia e Política e Faculdades Campos Salles (Esef/Paulista), o SINPEEM abrirá inscrições para o curso gratuito de extensão universitária sobre inclusão, a partir das 10 horas do dia 22 de abril (até o encerramento das vagas disponíveis), exclusivamente no site  www.sinpeem.com.br 
        Com o tema “Educação inclusiva: a educação do educando com deficiência”, o curso vale para enquadramento por evolução funcional e tem por objetivos: conhecer os aspectos legais, as mudanças conceituais e as demandas sociais que apontam para uma proposta educacional baseada na perspectiva da diversidade humana e de um sistema de educação cada vez mais inclusivo, refletindo sobre as dificuldades, possibilidades e necessidades das escolas promovendo respostas às diferenças individuais da aprendizagem em seus projetos pedagógicos.

       Carga horária: 32 horas

        Período de realização: 09/05 a 30/05/2015

        Encontros: 09 e 23/05/2015 (obrigatórios) - os inscritos que não participarem estarão automaticamente excluídos.

        Horário: das 9h às 17h

        Inscrições: a partir das 10 horas do dia 22 de abril de 2015.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

        PÚBLICO-ALVO

        O curso de extensão universitária “Educação inclusiva: a educação do educando com deficiência” é destinado ao seguinte público: professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, agente escolar, auxiliar técnico de educação, agente de apoio, diretor de escola, coordenador pedagógico e supervisor escolar.


         INSCRIÇÕES:
         ✓ somente no site do SINPEEM (www.sinpeem.com.br);
         ✓ cada associado poderá fazer inscrição em até dois cursos de extensão universitária.

         PRÉ-REQUISITOS:
        ✓ ter uma graduação ou licenciatura;
        ✓ ser filiado ao SINPEEM.

         DOCUMENTOS (cópias simples) que devem ser apresentados na primeira aula presencial:
         ✓ RG (não pode ser CNH);
         ✓ CPF (caso não conste no RG);
         ✓ certidão de casamento ou nascimento (caso tenha alteração de nome no RG);
         ✓ diploma de graduação ou licenciatura;
         ✓ holerite (atualizado)

          CERTIFICAÇÃO

         O certificado será emitido pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Farão jus ao certificado os participantes que atenderem às seguintes condições:
         ✓ frequência de 100% nos encontros;
         ✓conceito/nota de aproveitamento satisfatório.
         LOCAL DO CURSO: 
Centro Cultural do SINPEEM – Avenida Santos Dumont, 560, Metrô Armênia.



DRE Freguesia abre inscrições para diversos cursos. Serão oferecidas 1.900 vagas em formações para os funcionários da carreira do magistério municipal. Confira: http://bit.ly/1DgfiRf

11º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA: SOMOS TODOS AFRICANOS?
http://www.veracruz.edu.br/instituto/encontro/


CURSOS publicados no D.O. de 17/04/2015, nas páginas 37 e 38. São cursos cuja temática é a "Educação para as Relações Étnico-raciais", ministrado por Formadoras/es Mestras/es e Doutoras/es especialistas em ERER, selecionados através de Edital público no ano de 2014 pela SME/DOT/Etnico-racial. Os temas tratam de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Educação para Imigrantes. Sobre a História e Cultura Indígena nós já temos vários cursos circulando pela cidade, e temos outros para publicar.

Ao todo, temos a oferta de 21 (vinte e um) cursos diferentes, nos territórios (todas as DREs), no decorrer de todo o ano de 2015. Acompanhem e participem de nossas atividades (detalhe: todos os cursos são validados, o que assegura pontuação para Evolução Funcional e Promoção por Merecimento).


CURSOS PRESENCIAIS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA GRATUITOS - SINPEEM

1 - Educação inclusiva: a educação
do educando com deficiência
Objetivos: conhecer os aspectos legais, as mudanças conceituais e
as demandas sociais que apontam para uma proposta educacional baseada
na perspectiva da diversidade humana e de um sistema de educação
cada vez mais inclusivo, refletindo sobre as dificuldades, possibilidades
e necessidades das escolas promovendo respostas às diferenças
individuais da aprendizagem em seus projetos pedagógicos.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 09/05 a 30/05/2015
Encontros: 09 e 23/05/2015
Horário: das 9h às 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 22/04/2015.

2 - História e desenvolvimento do
pensamento neurocientífico e suas
relações com a aprendizagem
Objetivos: conhecer o panorama histórico e de desenvolvimento das
novas tecnologias de investigação pautadas na neurociência e identificar,
em aspectos gerais, como se estabelece o diálogo entre os desafios
educacionais de nosso tempo e a mesma, enfocando os mecanismos de
ação inerente ao nosso cérebro e da investigação sobre as percepções
humanas, memórias, afetos e aplicação de significado ao mundo, dentro
de uma visão sistêmica da educação.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 16/05 a 06/06/2015
Encontros: 16 e 30/05/2015
Horário: das 9h à 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 05/05/2015.

3 - Educação por competências:
análise histórica e perspectivas
Objetivos: revisitar os principais marcos conceituais da história da
educação e compreender as bases teóricas que fundamentam a metodologia
de educação por competências e sua contribuição para aprendizagem
através de desenvolvimento das habilidades e competências complexas,
tais como a capacidade de análises, de sínteses, de pensamento
lógico, pensamento crítico, de compreensão leitora e o pensamento matemático.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 13/06 e 04/07/2015
Encontros: 13 e 27/06/2015
Horário: das 9h à 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 02/06/2015.

4 - Novas tecnologias, cultura digital,
mídias contemporâneas e aprendizagem
Objetivos: compreender como os recursos audiovisuais e telemáticos
(sons, imagens, fotografias, cinema, televisão interativa) podem contribuir
para o desenvolvimento do trabalho pedagógico contemporâneo,
identificando o impacto que as tecnologias de informação e comunicação
(TICs) podem trazer aos ambientes de aprendizagem, na educação
presencial e a distância.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 20/06 a 08/07/2015
Encontros: 20/06 e 04/07/2015
Horário: das 9h à 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 09/06/2015.

5 - A discussão das relações étnico-raciais
e suas contribuições para a vida na escola
Objetivos: estudar os avanços legais e conceituais da abordagem
das relações étnico-raciais conquistados ao longo da história da Educação
e refletir sobre a aplicação de novos paradigmas educacionais que
impulsionam uma educação inclusiva promotora da igualdade racial.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 01/08 a 22/08/2015
Encontros: 01 e 15/08/2015
Horário: das 9h às 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 21/07/2015.

6 - Ética, filosofia moral e suas escolhas –
um olhar filosófico sobre
o espaço da escola
Objetivo: discutir as contribuições que a filosofia pode trazer para
as relações cotidianas e interpessoais na escola, compreendendo o
ambiente escolar como espaço de construção de valores e de ressignificação
da cultura, e, portanto, de formação do sujeito ético/moral.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 08/08 a 29/08/2015
Encontros: 08 e 22/08/2015
Horário: das 9h à 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 28/07/2015.

7 - Gênero na sala de aula
Objetivo: estudar o feminismo e seus desdobramentos no Brasil. A
história das mulheres e as teorias de gêneros na contemporaneidade.
Discutir as relações de gênero vigentes nas escolas, desde suas estruturas
até as relações nas salas de aula. Buscar uma perspectiva "inclusiva"
que aborde as questões de gênero e sexualidade. Examinar as condições
que possibilitaram a emergência e a afirmação de movimentos
sociais em torno de identidades culturais na pós-modernidade. Destacar
as políticas de identidade e pós-identidade no terreno dos gêneros e das
sexualidades.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 12/09 a 03/10/2015
Encontros: 12 e 26/09//2015
Horário: das 9h à 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 01/09/2015.

8 - Filosofia da mente e a construção
da memória na aprendizagem:
saber, pensar e aplicar
Objetivo: compreender como o diálogo entre Neurociência, a Sociologia,
a Filosofia e a Pedagogia pode contribuir para a aprendizagem,
através dos aspectos subjetivos da filosofia e também da concretude do
corpo e do cérebro, das células e dos instintos naturais; trazendo mais
luz a este complexo campo do saber.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 03/10 a 07/11/2015.
Encontros: 03 e 31/10/2015
Horário: das 9h à 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 29/09/2015.

9 - Linguagens artísticas na educação
Objetivos: refletir sobre o estudo da natureza, do belo e dos fundamentos
da arte, tendo-a como expressão da linguagem. Conhecer as
grandes correntes teóricas e culturais através dos principais aspectos da
História da Arte, bem como a reflexão sobre a experiência estética e
como se dão os conceitos de obra de arte, de mercado, de mecenato
artístico e de estatuto do artista ao longo dos tempos.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 07/11 a 05/12/2015
Encontros: 07 e 28/11/2015
Horário: das 9h às 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 27/10/2015.

10 - Criança, escola e consumo
Objetivos: estudar as influências que a publicidade pode exercer na
formação de nossa subjetividade, mediante sua grande expressão na
atualidade, e discutir a importância de trabalhar a questão da subjetividade
da criança e sua relação de consumo.
Carga horária: 32 horas
Período de realização: 14/11/2015 a 10/12/2015
Encontros: 14/11 e 05/12/2015
Horário: das 9h às 17h
Inscrições: a partir das 10 horas do dia 03/11/2015.



Diário Oficial de 16/04/2015 - página 30
DRE BUTANTÃ

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-Ps das Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “NARRATIVAS POLÍTICAS E ESTÉTICAS DE AUTORES NEGROS NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA”.

CURSO - SINPEEM



“Problemas de aprendizagem”: inscrições para curso 
EaD serão abertas no dia 22/04, a partir das 10 horas

      De 09 a 30 de maio o SINPEEM realizará o curso EaD (semipresencial) “Problemas de aprendizagem”, destinado aos professores de educação infantil, professores de educação infantil e ensino fundamental I, professores de ensino fundamental II e médio, agentes escolares, auxiliares técnicos de educação, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, assistentes de diretores de escola e supervisores escolares filiados ao SINPEEM.

      As inscrições serão abertas às 10 horas do dia 22 de abril, exclusivamente no site do SINPEEM e serão aceitas até o encerramento das vagas disponíveis.      


As aulas presenciais, que serão realizadas nos dias 09 e 30 de maio (sábados) são obrigatórias, portanto, os inscritos que não participarem estarão automaticamente excluídos.

CURSOS HOMOLOGADOS - 2015 - SINPEEM

Despacho de Homologação nº 015 (DOC de 05/03/2015, página 32)

DE 02 DE MARÇO DE 2015

CURSO EaD: INTRODUÇÃO ÀS NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

PERÍODO: 07/03/2015 a 28/03/2015

CARGA HORÁRIA: 20 horas, sendo 04 horas presenciais e 16 horas a distância.

PÚBLICO ALVO: professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, agente escolar, auxiliar técnico de educação, diretor de escola, coordenador pedagógico, assistente de diretor de escola e supervisor escolar filiados ao SINPEEM.

Nº DE VAGAS: 720 vagas por turmas.

CERTIFICAÇÃO: fará jus ao certificado o participante que atender a seguintes condições:

- frequência nos encontros presenciais de 100%;

- frequência virtual de 75% de presença e postagem obrigatória;

- conceito/nota de aproveitamento S (satisfatório).

*Bibliografia complementar contendo diversas fontes de consulta relacionadas ao tema proposto.

ÁREA PROMOTORA: SINPEEM - Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal – SP

DESPACHO: à vista do contido no inciso II do Art. 12 da Portaria SME nº 4.289/14, após análise da proposta do curso, considero HOMOLOGADO.

Despacho de Homologação nº 040 (DOC de 14/04/2015, página 117)

DE 10 DE ABRIL DE 2015

CURSO EaD: PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

PERÍODO: 09/05 A 30/05/2015

CARGA HORÁRIA: 20 horas, sendo 4 (quatro) horas presenciais e 16 (dezesseis) horas a distância.

PÚBLICO-ALVO: professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I professor de ensino fundamental II e médio, agente escolar, auxiliar técnico de educação, diretor de escola, coordenador pedagógico, assistente de diretor de escola e supervisor escolar filiados ao SINPEEM.

Nº DE VAGAS: 720 vagas por turma.

CERTIFICAÇÃO: fará jus ao certificado o participante que atender a seguintes condições:

- frequência nos encontros presenciais de 100%;

- frequência virtual de 75% de presença e postagem obrigatória

- conceito/nota de aproveitamento S (satisfatório).

*Bibliografia complementar contendo diversas fontes de consulta relacionadas ao tema proposto.

ÁREA PROMOTORA: SINPEEM - Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal – SP

DESPACHO: à vista do contido no inciso II do Art. 12 da Portaria SME nº 4.289/14, após análise da proposta do curso, considero HOMOLOGADO. 


Despacho de Homologação nº 014 (DOC de 05/03/2015, página 32)

DE 02 DE MARÇO DE 2015

CURSO EAD: ELOS ENTRE AS CULTURAS POPULAR E TRADICIONAL

PERÍODO: 01/08/2015 a 29/08/2015

CARGA HORÁRIA: 20 horas, sendo 04 horas presenciais e 16 horas a distância.

PÚBLICO ALVO: professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, agente escolar, auxiliar técnico de educação, diretor de escola, coordenador pedagógico, assistente de diretor de escola e supervisor escolar filiados ao SINPEEM.

Nº DE VAGAS: 720 vagas por turmas.

CERTIFICAÇÃO: fará jus ao certificado o participante que atender a seguintes condições:

- frequência nos encontros presenciais de 100%;

- frequência virtual de 75% de presença e postagem obrigatória;

- conceito/nota de aproveitamento S (satisfatório).

*Bibliografia complementar contendo diversas fontes de consulta relacionadas ao tema proposto.

ÁREA PROMOTORA: SINPEEM - Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal – SP

DESPACHO: À vista do contido no inciso II do Art. 12 da Portaria SME nº 4.289/14, após análise da proposta do curso, considero HOMOLOGADO.


Despacho de Homologação nº 036 (DOC de 09/04/2015, página 45)

DE 07 DE ABRIL DE 2015

CURSO EaD: MEIO AMBIENTE SUSTENTABILIDADE E CONSUMISMO

PERÍODO: 12/09 A 03/10/2015

CARGA HORÁRIA: 20 horas, sendo 4(quatro) horas presenciais e 16(dezesseis) horas a distância.

PÚBLICO ALVO: professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, agente escolar, auxiliar técnico de educação, diretor de escola, coordenador pedagógico, assistente de diretor de escola e supervisor escolar filiados ao SINPEEM.

Nº DE VAGAS: 720 vagas por turma.

CERTIFICAÇÃO: fará jus ao certificado o participante que atender as seguintes condições: - frequência nos encontros presenciais de 100%; - frequência virtual de 75% de presença e postagem obrigatória; - conceito/nota de aproveitamento S (Satisfatório).

*Bibliografia complementar contendo diversas fontes de consulta relacionadas ao tema proposto.

ÁREA PROMOTORA: SINPEEM - Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal – SP.

DESPACHO: à vista do contido no inciso II do Art. 12 da Portaria SME nº 4.289/14, após análise da proposta do curso, considero HOMOLOGADO.


Despacho de Homologação nº 016 (DOC de 05/03/2015, página 32)

DE 02 DE MARÇO DE 2015

CURSO EaD: A ÁFRICA É AQUI

PERÍODO: A DEFINIR

CARGA HORÁRIA: 20 horas, sendo 04 horas presenciais e 16 horas a distância.

PÚBLICO ALVO: professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, agente escolar, auxiliar técnico de educação, diretor de escola, coordenador pedagógico, assistente de diretor de escola e supervisor escolar filiados ao SINPEEM.

Nº DE VAGAS: 720 vagas por turmas.

CERTIFICAÇÃO: fará jus ao certificado o participante que atender a seguintes condições:

- frequência nos encontros presenciais de 100%;

- frequência virtual de 75% de presença e postagem obrigatória;

- conceito/nota de aproveitamento S (satisfatório).

*Bibliografia complementar contendo diversas fontes de consulta relacionadas ao tema proposto.

ÁREA PROMOTORA: SINPEEM - Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal – SP

DESPACHO: à vista do contido no inciso II do Art. 12 da Portaria SME nº 4.289/14, após análise da proposta do curso, considero HOMOLOGADO.


Despacho de Homologação nº 035 (DOC de 09/04/2015, página 45)
DE 07 DE ABRIL DE 2015
CURSO EaD: MUSICALIZAÇÃO NAS ESCOLAS
PERÍODO: 07/11 A 28/11/2015
CARGA HORÁRIA: 20 horas, sendo 4 (quatro) horas presenciais e 16 (dezesseis) horas a distância.
PÚBLICO-ALVO: professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, agente escolar, auxiliar técnico de educação, diretor de escola, coordenador pedagógico, assistente de diretor de escola e supervisor escolar filiados ao SINPEEM.
Nº DE VAGAS: 720 vagas por turma.
CERTIFICAÇÃO: fará jus ao certificado o participante que atender as seguintes condições:
- frequência nos encontros presenciais de 100%;
- frequência virtual de 75% de presença e postagem obrigatória;
- conceito/nota de aproveitamento S (Satisfatório).
*Bibliografia complementar contendo diversas fontes de consulta relacionadas ao tema proposto.
ÁREA PROMOTORA SINPEEM - Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal – SP.

DESPACHO: à vista do contido no inciso II do Art. 12 da Portaria SME nº 4.289/14, após análise da proposta do curso, considero HOMOLOGADO.


PORTARIA Nº 2.451 DE 08 DE ABRIL DE 2015

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e visando racionalizar os procedimentos para verificação dos títulos válidos para fins de enquadramento por evolução funcional e propiciar condições ao profissional de educação de análise de sua situação funcional;
RESOLVE:
Art. 1º - Para fins de enquadramento por Evolução Funcional serão considerados os títulos relacionados no Anexo Único desta Portaria, constantes do Anexo I da Portaria SME nº 5.362, de 04 de novembro de 2011, e Anexo I da Portaria SME nº 6.783, de 12 de dezembro de 2014, observadas as condições previstas na pertinente legislação em vigor.
Art. 2º - Serão considerados para fins da pontuação prevista no Anexo Único desta Portaria, os cursos de:
I – Curso de Especialização Lato Sensu em área de interesse da educação: até 03 (três) por evolução funcional no enquadramento até 31/07/2015;
II – Extensão Universitária com carga horária mínima de 100 (cem) horas: válido para fins de enquadramento a partir de 13/12/2014;
III – Curso de Aperfeiçoamento promovido pela UAB com carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas: válidos para fins de enquadramento a partir de 13/12/2014.
IV –Títulos referentes à participação em congressos, seminários, simpósios, conferências, jornadas, fóruns e ciclos de palestras, na condição de ouvinte/participante, palestrante, conferencista ou debatedor, referidos na alínea “e” do inciso III da tabela, realizados a partir de 01/01/2015.
Art. 3º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


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